Você já ouviu falar sobre treinamento auditivo?

Treinamento auditivo é um procedimento da reabilitação auditiva que tem como objetivo melhorar a compreensão da fala, principalmente em situações de escuta difícil, como em ambientes ruidosos, quando se tem mais de uma pessoa falando.

Ele é muito indicado para pessoas usuárias de aparelhos auditivos, que mesmo após a adaptação dos dispositivos continuam com dificuldades de compreensão da fala.

 Isso pode acontecer, pois a via auditiva pode estar muito prejudicada. Então, o som que não era mais detectado ou que precisava de muito volume, passa a ser ouvido com a adaptação dos aparelhos auditivos, e isso já é uma forma de tratamento dessas vias auditivas, mas algumas vezes só a amplificação não é o suficiente e o tratamento precisa ser complementado para uma maior eficácia.

Os nossos ouvidos captam os sons, mas quem entende, discrimina e reconhece é nosso cérebro. Com nossa via auditiva prejudicada, o cérebro perde algumas referências de associações de som e imagem. Então, sons antes conhecidos, podem ser percebidos de forma diferente e por isso precisam ser trabalhados.

Nesses casos, o treinamento auditivo pode ser uma ótima opção para melhorar as habilidades auditivas e proporcionar maior capacidade de discriminação e compreensão da fala e consequentemente, uma melhor qualidade de vida aos usuários de aparelhos auditivos.

No treinamento auditivo, as habilidades auditivas são estimuladas por meio de exercícios auditivos que também envolvem atenção e memória, como discriminar sons de frequência e intensidades diferentes, prestar atenção na fala de uma pessoa enquanto ouve uma história na outra orelha, memorizar sons em sequências, entre tantos outros.

A realização desses exercícios em uma certa frequência e por certo período de tempo é capaz de modificar as estruturas cerebrais, aumentando e fortalecendo as redes neurais responsáveis pelo processamento auditivo, resultando em uma audição mais eficiente e, é claro, melhorando a compreensão da fala!

Se você usa aparelho auditivo e acredita que tem dificuldades na compreensão de fala, principalmente em ambientes ruidosos como restaurantes e festas, ou vai iniciar um tratamento com aparelho auditivo, é importante saber que o treinamento auditivo pode melhorar e muito sua qualidade de vida.

0 comentários