A Presbiacusia é a perda auditiva, progressiva e lenta, causada pelo envelhecimento da orelha interna, ainda não são bem definidos os motivos, mas acredita-se que seja natural do desgaste do organismo. Com o aumento da expectativa de vida da população a incidência vem aumentando.

Estima-se que a presbiacusia afete aproximadamente 25% da população americana entre 65 e 75 anos e 38% da população acima desta idade, e que o processo se inicia por volta de 40 anos.

Os principais sintomas são a percepção que a audição já não é a mesma de antes e: zumbido, dificuldade de entender a fala, dificuldade de conversar em ambientes ruidosos, desconforto na presença de som alto. Alguns estudos mostraram que o tempo médio de aceitação da perda auditiva e da colocação de aparelho auditivo é de 8 anos, e um dos motivos é o preconceito em acreditar que o uso da prótese evidencie falta de capacidade de exercer as tarefas como na idade adulta.

A falta de tratamento pode impactar de muitas maneiras, diminuindo a qualidade de vida dos pacientes, no entanto a maior queixa é o isolamento social que acaba por desencadear depressão quando não tratado, 44% dos idosos com perda auditiva relatam prejudicar relações familiares e que após a adesão ao tratamento isso se anulou.

O Diagnóstico é feito após exame clínico e testes audiológicos. O tratamento deve ser alinhado junto ao médico responsável, mas na maioria das vezes consiste no uso de aparelhos auditivos que amplificam a audição, e que hoje em dia contam com inúmeros recursos tecnológicos que tornam o seu uso mais fácil e agradável.

A prevenção consiste em manter uma alimentação saudável e rica em antioxidantes, principalmente o Resveratrol, evitar o tabagismo que por afetar a circulação sanguínea causando perda de irrigação na área e prejudicando a audição e prevenir exposição prolongada a ruídos, e pode amenizar, mas alguns estudos mostram que acima de 80 anos 95% da população tem algum grau de perda auditiva.

É importante buscar tratamento o quanto antes para preservar a qualidade de vida, aqui na Cliaud você conta com uma equipe experiente e especializada sempre pronta a te ajudar. Agende sua consulta conosco

0 comentários

× Como posso te ajudar?