É um exame realizado no processo de adaptação dos aparelhos auditivos ou no acompanhamento do paciente já adaptado que precisa de um novo ajuste, para termos mais precisão nos ajustes dos aparelhos.

Cada indivíduo possui uma anatomia do canal auditivo e a escolha dos adaptadores (moldes ou olivas) que vão neste canal podem alterar os níveis de amplificação que entra em cada ouvido.

Esse exame, verifica a amplificação que o aparelho está fornecendo ao paciente em diferentes intensidades e nas diferentes frequências de fala. O fonoaudiólogo consegue visualizar em um mapa no computador, como está sendo feita a amplificação dos aparelhos e de forma muito mais precisa, faz os ajustes baseados nessas informações.

O Mapeamento de Fala é feito colocando-se uma microssonda na orelha do paciente junto com o aparelho auditivo. Em seguida, é emitido gravações de fala em diferentes intensidades. Essa sonda irá, então, captar a amplificação fornecida para a fala diretamente na sua orelha, fornecendo um mapa personalizado da amplificação, de acordo com a sua perda de auditiva.

É importante esclarecer que o mapeamento de fala avalia se o aparelho auditivo está amplificando a fala de maneira eficaz para a sua perda de audição e não o quanto você compreende sobre essa gravação durante o teste.

A compreensão depende não somente de uma boa audibilidade, mas principalmente de como o cérebro vai receber a informação e processá-la.

Algumas pessoas tem muitas dificuldades de compreensão, que podem ser consequências de um tempo grande de privação sensorial, ou seja, quando demoram para adaptar os aparelhos auditivos, podem ter algumas habilidades auditivas alteradas que dificultam muito a compreensão da fala, mesmo usando os dispositivos auditivos adequados. Essas habilidades precisam ser treinadas, por meio da terapia de treinamento auditivo, e juntamente com uma adequada adaptação dos aparelhos conseguiremos reestabelecer essas habilidades e ter uma melhora na compreensão auditiva.

0 comentários